Cultura e curiosidades cubana


Idioma
O idioma oficial de Cuba é a Língua Castelhana, também chamada de Espanhol. Além disso, destacam-se alguns dialetos do espanhol caribenho e das Ilhas Canárias.

Moeda
Existem hoje duas moedas correntes em Cuba: o peso cubano, também chamado de moneda nacional, e o peso conversível, mais comumente chamado pela sua sigla, "CUC".
O CUC é a moeda forte cubana, que circula em alguns setores específicos, entre eles o de turismo. Preços de diárias em hotéis ou casas particulares, corridas de táxi e entradas de museus são sempre expressos em CUC. A conta dos restaurantes vem em CUC. As entradas para shows são cobradas em CUC. Artesanato é vendido em CUC.
O CUC tem paridade com o dólar americano.
O peso cubano, de siglas CUP ou MN, é a moeda em que a maioria dos cubanos recebe o seu salário e paga suas contas. Durante a viagem pode acontecer de você topar com um ou outro preço expresso em moneda nacional, como nas barraquinhas de comida de rua, por exemplo. Se você tiver, por acaso, bilhetes de peso cubano, poderá pagar com eles, mas é mais comum que o vendedor negocie com o turista uma conversão de CUP (peso cubano) para CUC (peso cubano conversível) que seja mais vantajosa para ele do que a cotação oficial.

Características geográficas de Cuba

Localização
O território de Cuba é uma ilha, por isso é chamado de país insular. Cuba está localizada no continente americano, mais especificamente na América Central e Caribe. Cuba é formada pela ilha principal de Cuba, e ainda a Ilha da Juventude e outras ilhas menores. 
Extensão
O território de Cuba tem uma extensão de cerca de 1.250 km de noroeste a sudeste e de 30 até 200 km de largura. O território de Cuba é dividido em 4 regiões geográficas, sendo elas: Ocidente, Las Villas, Camaguey e Oriente.

Clima
O clima de Cuba é o Tropical, marcado por duas estações, uma seca que se estende entre os meses de novembro e abril, outra chuvosa e mais quente que se estende entre os meses de maio e outubro. A vegetação de Cuba está relacionada com as condições climáticas da ilha, marcada pela presença de plantas de clima Tropical (florestas tropicais) e Subtropical (presença de pinheiros).

Relevo

O relevo é marcado pela presença de terras baixas, como baixos planaltos e planícies aliviais. Já na porção Sudeste de Cuba surge a Sierra Maestra, conferindo terras mais elevadas, onde está localizado o ponto mais alto de Cuba, o Pico Turquino, com 1.994 metros de altitude.

Pontos turísticos



  • Plaza de la Revolución
  • Fabrica de Arte Cubano

  • Parque Metropolitano ou Almendares

  • Zoológico de Piedra



Curiosidades


Descoberta e independência de Cuba
O arquipélago que hoje é chamado de Cuba foi descoberto no ano de 1492 pelo navegador Cristovão Colombo. Com isso, foi reivindicado para a Coroa da Espanha. O sistema de exploração do território ocorreu por meio das plantations produtoras de café e açúcar. Esse sistema baseava-se na produção em larga escala com uso de mão-de-obra escrava e tinha como objetivo a exportação.
No ano de 1898 houve uma intervenção dos Estados Unidos junto a Espanha, quando os estadunidenses venceram a guerra. A ilha ficou sobre controle dos Estados Unidos. No ano de 1902 houve o fim do controle americano através do Tratado de Paris e Cuba ficou independente. As questões políticas de Cuba são bastante dinâmicas, com a presença de conflitos e fragilização das relações internacionais.

Economia
Cuba é um dos países da América que tem como base da sua economia a agropecuária. No país, foram estabelecidas as Unidades Básicas de Produção Cooperativa (UBCP), quando boa parte das terras foram transformadas em granjas estatais. São produzidos em Cuba: o açúcar e seus derivados, o tabaco, banana, o café, as frutas cítricas, arroz, legumes e também verduras.
A atividade da mineração também tem destaque em Cuba, especialmente porque o país possui o segundo maior depósito de Níquel do mundo, um metal bastante utilizado na indústria no mundo todo.
Com a crise enfrentada pelo país durante a década de 1990, o governo da época abriu a economia aos investidores estrangeiros na área do turismo. Com isso, a área foi impactada positivamente, com a implantação de uma grande rede hoteleira e de atendimento ao turista. O turismo continua sendo destaque até os dias atuais na economia de Cuba, especialmente com praias famosas como Varadero e Cayo Largo, bem como construções históricas.

Capital
Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país. Havana tem uma área de 728,3 km² e uma população de mais de dois milhões de habitantes. Em Havana pode-se ver muitos contrastes e marcas histórias dos momentos pelos quais Cuba passou. Os luxuosos hotéis da iniciativa estrangeira se mesclam com construções antigas e sem investimentos há anos. Em Havana tem-se muitas tradições históricas e culturais impressas na infraestrutura, cidade na qual acontecem importantes eventos culturais também.

Mapa
O mapa de Cuba é bastante interessante por conta do formato do país, um arquipélago constituído por uma ilha principal e ilhas menores. A extensão mais alongada no sentido noroeste-sudeste, e um caráter estreito em relação a largura.

A bandeira de Cuba
Bandeira de Cuba
A bandeira cubana é formada por três cores, sendo elas: azul, branco e vermelho. Há faixas horizontais nas cores branca e azul intercalando-se na porção direita da bandeira. Já na parte esquerda há um triângulo equilátero na cor vermelha com uma estrela solitária de cinco pontas branca ao centro.
Referências












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

casa da dança

Apresentação