Dança Mambo

1. A importância da dança nas aulas de educação física
São muitos os benefícios da dança para os indivíduos, tanto psicológico como cognitivo e motor, porém a dança na escola é apenas utilizada em eventos festivos ou como atividade extracurricular. A dança é conteúdo da Educação Física e está incluída no bloco de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, contudo poucos profissionais se preparados para utilizá-la em suas aulas.  A prática da Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e se perceba como essa variada combinação de influencias está presente na vida cotidiana. O ensino da dança na escola pode auxiliar, no desenvolvimento global da criança e do adolescente, e favorecer todo tipo de aprendizado que elas necessitam.


2. História do Mambo
Esta dança iniciou-se em 1939 quando Orestes López e Cachao López escreveram uma música danzón (estilo com origens na contradanza espanhola e a contredanse francesa) chamada "Mambo", que utilizou alguns ritmos derivados da música africana.Com o passar do tempo, o mambo foi sofrendo influência do Jazz, uma vez que a maioria dos músicos trabalhavam para os Italo-Americanos (homens encarregues de controlar os casinos), e pretendiam agradar os americanos colocando um ritmo mais americano (latino).No fim da década de 40, Perez Prado apresenta como se dança o mambo. A partir de Havana, o ritmo do Mambo conquista o México e posteriormente os EUA, mais precisamente Nova Iorque, onde sofre a sua maior evolução. Em 1951, Perez Prado e sua Orquestra fazem uma tournée nos Estados Unidos, Ficando conhecido como o rei do mambo, sendo o criador do “Mambo“.Na década de 70, o Mambo tornou-se a dança favorita em Nova Iorque uma vez que se desenvolveu-se de tal maneira, que conquistou o mundo, criando uma nova moda “o Latin Hustle”.

3. Características da dança Mambo
A sensação do mambo é baseada principalmente nos movimentos para frente e para trás. Os componentes básicos incluem degraus de pedra e degraus laterais, com ocasionais pontapés, pontapés e movimentos dos pés. Importante é o movimento distintivo do quadril, daí o significado não oficial da palavra "mambo" significa "sacudir". A dança mambo é basicamente uma forma de dança de 4/4 passos. Não há movimentos no primeiro passo de cada batida, seguidos pelos batimentos rápido-rápido-lentos. Enquanto se movem para frente e para trás, os dançarinos balançam seus quadris, o que parece um movimento fluido que flui com a música, quando é um passo rápido deu origem a outra forma de dança conhecida como chachachá .

4.  Origem da dança Mambo e local na qual é praticada
O mambo originou-se em Cuba e é praticado com muita frequência no Caribe, onde esta música e esta dança tornaram-se uma especialidade das artes das ilhas. O mambo tornou-se uma ferramenta etnomusicológica para preservar os rituais e os antigos da música da corte bantu e inglesa, francesa e espanhola. Através desta aculturação, ele ajudou a absorção de indivíduos em um novo mundo devido ao deslocamento da escravidão e econômicas alterações, ou seja, plantadores e escravos que fugiram para Cuba após a independência do Haiti. Hoje, na música afro-caribenha, o mambo é a seção de um arranjo em danzón e estilos relacionados que apresentam improvisação instrumental. O início da evolução desta seção é atribuída ao trabalho de Machito e seus afro-cubanos, que incluiu o material novamente para a música afro-caribenha de latão e saxofones, tomadas a partir da big band.

5. Fotos da dança mambo:
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6. Objetivo de trabalhar com a dança escolhida no projeto
Trabalhar a lateralidade, a noção espacial, a coordenação motora, o equilíbrio, melhorar a concentração. Além da dança contribuir com o desenvolvimento das habilidades dos movimentos corporais e trazer bem estar do corpo.

7. Aprendizagem em aulas de educação física com a dança escolhida
 A consciência do corpo é o reconhecimento consistente do conjunto de estruturas representativas, simbólicas e semióticas que servem de base à ação motórica, estruturando-se através da noção de imagem do corpo e dos meios de ação que estabelecem com a percepção e a memória, a formação do esquema corporal, intérprete ativo e passivo da imagem do corpo (BARROS, 1998). Scarpato (2001) assinala que o uso da Dança na sala de aula pode trazer muitas contribuições ao processo de aprendizagem, se integrada com outras disciplinas, uma vez que o trabalho com o corpo gera a consciência corporal, levando o aluno a questionar-se e começar a compreender o que passa consigo e ao seu redor.
Através da Dança a criança descobre e desenvolve a consciência corporal sendo capacitada a dominar na mesma medida técnica e expressão, força e fluência, contração e expansão, desenvolvendo suas habilidades motoras bem como sua estrutura orgânico-funcional (GUERRA, 1989). Silva e Schwartz (1999) complementam afirmando que a Dança está intrinsecamente ligada à expressão e a expressividade, sendo uma linguagem corporal voltada para o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas relacionadas ao movimento corporal, permitindo que o aluno manifeste através de seu corpo, suas emoções, ideias e vontades.
Ao vivenciar as práticas corporais como fenômeno cultural, é possível contribuir para formar homens capazes de serem sujeitos na construção de uma sociedade, uma vez que a prática dos esportes, dos jogos e das danças é, também, uma forma de se apropriar do mundo e não apenas fugir dele. A escola sempre reflete os conflitos e contradições presentes na sociedade, o que permite que sejam compreendidos os interesses dominantes que articulam a organização, a administração e a definição de meios e fins na estrutura escolar, além de possibilitar que sejam situados os compromissos políticos pedagógicos do dia-a-dia (CUNHA, 1992). Vargas (2007) complementa que praticar a Dança de forma a abranger os aspectos sensorial, perceptivo e motor, traçando relações com o real e o imaginário, facilita a compreensão da imagem corporal permitindo que se estabeleça um equilíbrio pessoal. Esse equilíbrio diz respeito às três principais dimensões do ser humano (desenvolvimentos cognitivo, motor e social).

Referências
https://www.researchgate.net/publication/282133964
https://www.efdeportes.com
https://www.trabalhosfeitos.com
https://lostipos.net
https://youtu.be/0UVZUtsi1jY
http://gshow.globo.com/programas/domingao-do-faustao/danca-dos-famosos/noticia/2014/10/linda-giovanna-ewbank-brilha-em-apresentacao-de-mambo.html
https://www.efdeportes.com/efd181/danca-dependente-da-educacao-fisica.htm
https://seucorpoperfeito.com.br/dança-mambo-aprender-dancar-video-musica-e-origem

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